Palestra sobre a CF na Câmara Municipal de Osasco

13/03/2015

Na noite da quinta-feira (12) foi realizada, na sede do Legislativo Municipal de Osasco, uma audiência pública que abriu espaço para tratar da Campanha da Fraternidade 2015, evento da Igreja Católica.

O ponto principal do evento foi uma palestra, que teve como tema “Igreja e Sociedade”, ministrada pelo Padre Alexandre Pessoa Garcia – Coordenador do Setor de Pastorais Sociais da Diocese de Osasco.

A Audiência Pública foi um pedido de João Candal de Lima – Assessor Para Assuntos Religiosos da Prefeitura de Osasco e ex-vereador. O evento também contou com a presença do Presidente do Legislativo Municipal, Jair Assaf (Pros), do Bispo Diocesano de Osasco, Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza e de diversos vereadores.

Durante a palestra, o Padre Garcia destacou a finalidade do trabalho realizado pela Campanha da Fraternidade, mas antes, explicou que a Campanha da Fraternidade surgiu em 1961, no Rio Grande do Norte. Após três anos de sua realização em terras do Norte do Brasil, a campanha ganhou abrangência nacional.

Segundo o Padre, a Campanha sempre aborda diferentes temas, como o mundo do trabalho, a família, a juventude e outros. Sobre o objetivo, disse então, o Padre. “O objetivo é despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, em particular, os Cristãos, na busca do bem comum”.

Sobre o bem comum — objetos de discussões da Campanha da Fraternidade –, o palestrante foi enfático ao afirmar que “sofre riscos”, e continuou. “Quando o Estado não assegura o bem comum, quem tem possibilidades, tenta escapar do destino, sendo assim, não se trabalha para o bem comum”, encerrou.