Prepare encontros catequéticos sobre a Campanha da Fraternidade

28/02/2017

Durante a Campanha da Fraternidade (CF) as crianças ocupam lugar chave e estratégico na divulgação, propagação e reflexão do tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Geralmente, são os pequenos que levam para casa os argumentos estudados nos encontros catequéticos e, assim, ajudam os adultos a pensar no assunto.

Também, despertar desde cedo nas crianças o respeito pela criação é um passo fundamental para formar adultos mais conscientes do indispensável cuidado com a “casa comum”, como destaca o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’.

Mas, como trabalhar o tema da CF 2017 nos encontros catequéticos? Confira algumas sugestões abaixo:

Comece com uma história

Crianças – e adultos também – gostam muito de histórias. Nada melhor do que criar uma narrativa envolvendo algum personagem dentro do contexto do tema da Campanha da Fraternidade. Como a discussão é em torno dos biomas , que tal apresentar um conto do que se passa na Amazônia?

Jogos educativos

Contada a história, imprima uma foto grande com uma paisagem amazônica que apresente a diversidade biológica do lugar. Recorte a imagem em pedaços, formando peças de um quebra-cabeça. Esse tipo de jogo normalmente é envolvente e ajuda as crianças a firmar o contexto da narrativa que acabaram de ouvir.

Quiz

No próximo encontro, faça um jogo de perguntas para que lembrem do contexto que envolvia o personagem na história contada na semana anterior. Separe o grupo em blocos menores e promova uma saudável disputa entre os dois lados.

Prepare diversas perguntas, entre fáceis e mais desafiantes, e aplique a elas, conforme a evolução das crianças na dinâmica

Monte um esquete

Agora é hora de os pequenos entrarem na história. Dependendo da idade das crianças, você pode convidá-las para ajudar no processo criativo de montagem do roteiro. Envolva os elementos da CF 2017 e destaque a nossa responsabilidade como cristãos. De qualquer forma, é sempre bom levar a estrutura do esquete pronta, para que rapidamente possa ser concluída a atividade.

Feito o roteiro, ensaie com as crianças e convide os pais ou responsáveis para assistir a apresentação. Provavelmente levarão uma mensagem de esperança para casa.

Faça a diferença

Prepare encontros catequéticos dinâmicos e aproveite a Campanha da Fraternidade para gerar novas ideias de como trabalhar com as crianças. Lembre-se de que elas são importantes para mudar o futuro da nossa sociedade.

Ajude também a outros a fazerem a diferença, compartilhe este texto nas suas redes sociais, e encaminhe-o para os catequistas que você conhece.

Até mais!