Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

3ª LIVE SOBRE A FRATELLI TUTTI NESTA TERÇA, 20 DE OUTUBRO, ABORDARÁ O TEMA: “UM ESTRANHO CAÍDO NO CAMINHO”

Desde o dia 6 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem realizando uma série de lives sobre a nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti (Todos irmãos). Nesta terça-feira, 20 de outubro, às 17h, vai ao ar a terceira live sobre a nova encíclica com o tema: “Um estranho no caminho”.

A live abordará as provocações feitas pelo Santo Padre em sua carta sobre qual seria a postura dos cristãos frente aos estranhos caídos e feridos nos caminhos do tempo atual: parar e cuidar como fez o Bom Samaritano ou passar ao largo indiferente?

O secretário executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, é o mediador do bate-papo, que será transmitido pelas redes sociais da conferência. Os convidados desta edição são o bispo de Luziânia (GO) e presidente do regional Centro-Oeste da CNBB, dom Waldemar Passini, e o reitor do colégio Pio Brasileiro, em Roma, padre José Otácio Oliveira Guedes.

As novas transmissões ao vivo nas redes sociais da CNBB sucedem as conversas dos últimos meses dentro da Ação Emergencial É tempo de cuidar, realizadas às 17h, a cada terça feira. O aprofundamento do documento que entra no magistério do Papa Francisco está sendo feito com a ajuda dos assessores da CNBB e dos bispos membros das Comissões pastorais. O objetivo é conhecer, aprofundar e refletir sobre os grandes temas da nova Encíclica do Papa Francisco que reflete sobre a fraternidade e a amizade social.

Temas abordados

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, foi o primeiro convidado da série de lives. Na primeira live, dia 6 de outubro, foi abordado o tema “Da Laudato Si a Fratelli Tutti: Ecologia Integral e amizade social”. Dom Joel comentou a recepção do novo documento:

“Quais são as sombras de um mundo fechado?”,  questionamento a partir do primeiro capítulo da encíclica Fratelli Tutti, foi o tema da segunda live sobre o novo documento do Papa Francisco, realizada dia 13 de outubro, às 17h.

Confira os temas que serão refletidos durante as próximas lives:

  • 27/10 – Pensar e gerar um mundo aberto
  • 03/11 – Um coração aberto ao mundo inteiro
  • 10/11 – A Política melhor
  • 17/11 – Diálogo e Amizade Social
  • 24/11 – Percursos de um novo encontro
  • 1/12 – As religiões a serviço da fraternidade no mundo

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303