Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

APOIADO COM RECURSOS DO FNS, PROJETO NA DIOCESE DE JANUÁRIA (MG) FORTALECE A PRODUÇÃO DE 54 AGRICULTORES FAMILIARES

De 1º de julho de 2019 a 1º de fevereiro de 2020 foi realizado pela Associação Central das Comunidades Veredeiras (ACEVER) o projeto “Peneirar de Barra do Tamboril”, no distrito rural de São Joaquim, na diocese de Januária (MG). O projeto recebeu apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) por meio dos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade 2019. A ação beneficiou 54 agricultores e agricultoras familiares, 18 jovens e adolescentes e 11 crianças da região.

De acordo com Jerre Ribeiro Sales, coordenador da ação, o projeto foi desenvolvido na comunidade de Barra do Tamboril, que fica a 100 quilômetros da sede da cidade no norte de Minas Gerais. No primeiro momento, após sua aprovação, as famílias se reuniram para discutir o planejamento e o desenvolvimento, tratando de assuntos como as atividades a serem realizadas como  a produção, a comercialização, troca de experiência e a organização dos camponeses.

Mutirão e trabalho coletivo

Mutirão para construir a sede de produção do projeto. Foto: arquivo ACEVER

Jerre conta que a implantação do projeto aconteceu por meio do sistema de mutirão, sendo que os beneficiários contribuíram da melhor forma possível. Ele aponta que as famílias vem perdendo o costume do trabalho em mutirão, mas foi que possível fazer o resgate do método do trabalho muito comum na cultura dos pequenos agricultores rurais.

O projeto permitiu aos agricultores familiares a aquisição dos materiais de construção e equipamentos, a organização do grupo de produtores de sementes crioulas, do grupo de apicultores e a realização do II Encontro Norte Mineiro das Comunidades Veredeiras.

A metodologia participativa foi assegurada com a realização de reuniões, cursos, oficinas, seminários, debates, exposições e atividades com o grupo beneficiário. Outros parceiros se somaram na realização como a Cáritas Diocesana de Januária, o Instituto Estadual de Florestas, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e a CODEVASF.

Projeto também busca valorizar a cultura e a devoção popular como a Folia de Reis.

Como resultados alcançados, o coordenador do projeto, aponta que comunidade dispõe hoje de um empreendimento agroindustrial funcionando em condições adequadas de produção, trabalho e sanidade, houve uma melhora na qualidade de vida e aumento na renda das famílias. Ele aponta que também um aumento da produção, com a consequente melhora nos resultados das vendas e recursos obtidos.

De acordo com Jerre, Barra do Tamboril era uma comunidade esquecida pelos órgãos públicos e hoje tem uma maior incidência nas políticas públicas. “A comunidade estava sem perspectiva de produção e de vida, sendo que muitas famílias já estavam migrando para a cidade. Hoje as famílias sonham com algo cada vez melhor e retornaram às suas raízes, a comunidade trabalhava de forma isolada e hoje se percebe o espírito de trabalho coletivo com outras comunidades”, disse.

Fonte: CNBB

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303