Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2023

Fraternidade e Fome

ARQUIDIOCESE DE MANAUS PROMOVE SEMINÁRIO FORMATIVO PARA MULTIPLICADORES

A Campanha da Fraternidade (CF) é uma campanha realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é lançada na quarta-feira de Cinzas e esse ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Nesse sentido a Arquidiocese de Manaus iniciou as reuniões com a equipe de articulação da CF 2023, para a preparação para as atividades desde o dia 14 de dezembro de 2022. A equipe é composta de agentes de pastorais e organismos da arquidiocese juntamente com a coordenação de pastoral.

A primeira atividade realizada por esta equipe foi o Seminário Formativo para Multiplicadores, realizado neste sábado (21/01), que tem como objetivo formar pessoas que compreendam a proposta, a temática da Campanha da Fraternidade e multipliquem esse saber aos demais integrantes de suas comunidades, a fim de que mais pessoas possam também refletir e vivenciar a temática da fome com o auxílio do período da Quaresma que propõe um tempo de oração, conversão e penitência em preparação para a Páscoa.

Ao contrário dos anos anteriores, onde o Seminário acontecia no decorrer de três dias, esse ano ocorreu apenas em um, sendo realizado no auditório do Centro de Treinamento Maromba, das 8h30 às 16h, contando com aproximadamente 300 inscritos, entre religiosos e religiosas e cristãos leigos e leigas, provenientes de toda a Arquidiocese de Manaus. O seminário foi desenvolvido através da metodologia do VER – ILUMINAR – AGIR – CELEBRAR, onde o VER teve a assessoria da Pe. Adriano Luís Hahn, jesuíta e a Profª Rosana Barbosa (UFAM).

A tarde foi a vez do ILUMINAR com a assessoria do Pe. Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Manaus e o AGIR contou com a apresentação das experiências existentes através de pastorais, movimentos e instituições que trabalham o apoio as pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Manaus, entre elas: Caritas; Comunidade Nova Aliança; Pastoral Povo de Rua (PPR); Comunidade Aliança de Misericórdia; Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE) e os projetos sociais – Pão e paraíso, Olha a sopa e Bom Samaritano.

Os materiais que foram utilizados na preparação dos facilitadores e que foi utilizado no seminário, assim também como nas formações realizadas nas comunidades, paróquias e áreas missionárias, foram preparados a partir do material disponibilizado pela equipe da CF Nacional. E estão disponíveis para venda nas livrarias católicas como texto base, materiais para ensino médio e fundamental, universidade, catequese, círculos bíblicos e via-sacra.

O tema da CF 2023 deve ser debatido por todos, independente de religião, por ser um tema muito pertinente a sociedade e durante o ano todo. Por isso a importância de promover o diálogo e também motivar ações que ajudem a diminuir a fome e de garantir a segurança alimentar para as pessoas.

Próximas atividades

Outras atividades já estão sendo organizadas como a coletiva de imprensa, o lançamento da CF 2023 no dia 22/02/2023, programação de estudo na Rádio Rio Mar, participação em audiências públicas, o Seminário com as Instituições promotoras do cuidado com vulneráveis e o agendamento das formações que devem acontecer nas pastorais, comunidades, paróquias e áreas missionárias. O agendamento pode ser feito através do telefone (92) 99219-1762 – coordenação de pastoral.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303