Campanhas - CNBB

Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageia CF-2009 em sessão solene

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza, no dia 16, às 19h, uma sessão solene à Campanha da Fraternidade de 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”. O evento é uma proposição da equipe de coordenação da CF-2009 e será realizado no Plenário da Assembleia. Todas as lideranças são convidadas para esse evento, que será filmado e, posteriormente, retransmitido para todo o estado.

Em Florianópolis (SC), o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade foi realizado no dia 25 de fevereiro [Quarta-feira de Cinzas], na celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Murilo Krieger.

A Campanha da Fraternidade

Com o lema “A paz é fruto da justiça”, a CF-2009 pretende suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social, que seja garantia de segurança para todos.

Solicitado pela Pastoral Carcerária e pela Pastoral da Criança, com o apoio das demais pastorais e movimentos da Igreja, o tema “Segurança Pública” foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, há dois anos, e tem o objetivo de suscitar o debate sobre Segurança Pública na sociedade, bem como sobre as causas da violência e a cultura do medo. Com a CF 2009, a Igreja quer convocar a sociedade a promover uma cultura de paz em todos os âmbitos sociais.

Realizada desde os anos 60, a Campanha é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida no período da Quaresma. A cada ano aborda um tema diferente, com os objetivos de despertar o espírito comunitário e cristão no povo, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização.

Para orientar os fiéis quanto ao tema adotado, todos os anos a CNBB organiza uma equipe formada por padres, leigos e especialistas para redigir o Texto-Base. Dividido em Ver, Julgar e Agir, o subsídio explica o motivo da adoção do tema, analisa a situação e propõe métodos de modificá-la.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303