Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2025

Fraternidade e Ecologia Integral

Assessor nacional de Campanhas, padre Jean Poul orientou Seminário da CF 2025

Sob a orientação do assessor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jean Poul Hansen, representantes das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe que formam o Regional Nordeste 3 participam, de 18 a 20 de outubro, do Seminário da Campanha da Fraternidade 2025.

A atividade, realizada no Instituto Frei Ludovico, em Salvador, teve como objetivo abordar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, chamando atenção para a importância de todos os assuntos que dizem respeito à temática, mas também visou preparar os homens e as mulheres presentes para que sejam multiplicadores da CF 2025 nas circunscrições eclesiásticas e na sociedade.

Roda de conversa, formação, momentos de perguntas e trocas de experiências fizeram parte da programação. Na manhã do segundo dia (19), o secretário do Regional NE 3 e bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto, também esteve presente.

Todos os anos, a Campanha da Fraternidade é abordada a partir do método ver, iluminar e agir. “Estamos lançando o iluminar sobre as crises climáticas. A criação não se dá só pela Palavra, mas, sim, pela conjugação da Palavra e o Espírito. Estamos olhando a crise sócio-ambiental com diversas luzes sobre ela. Nenhuma realidade é simples, toda realidade é poliédrica, ou seja qualquer coisa que queiramos compreender, temos que compreender dos seus múltiplos lados. A complexidade do mundo de hoje não é uma desvantagem, mas uma vantagem se conseguirmos olhar pelos vários lados. Esse é um iluminar ‘multifocal’”, disse o padre Jean Poul.

De acordo com o Texto-base, “vivemos uma crise que envolve tanto a vida social como o meio ambiente. Ela tem raízes históricas. As comunidades tradicionais são as que mais sofrem com essa crise, mas também são as que mais têm a nos ensinar. Entretanto, existem pessoas que insistem em negar a existência dessa crise, dificultando, assim, a sua superação. Devemos acreditar na força transformadora das pequenas ações cotidianas”.

O documento afirma, ainda, que o tema da CF 2025 “nos traz uma grande oportunidade de vivenciarmos a experiência de uma vida nova, pois nos coloca em sintonia e conexão com os sinais da ressurreição: os dons da natureza, a beleza das culturas, a conquista da justiça social, o esforço pelo bem-comum na sociedade e a paz tão desejada que começa dentro de cada um, no encontro com o Cristo”.

Olhando para os participantes, o padre Jean Poul lançou a pergunta: “Por que somos irmãos?”, deixando que a resposta pudesse ecoar no coração de cada um. “A Ecologia Integral nos convida a olhar de forma nova para o meio ambiente, para o ser humano e para Deus Criador e a viver relações justas com o outro, conosco mesmos e com Ele”, disse.

Fotos: Sara Gomes

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303