Campanhas - CNBB

Audiência sobre Fraternidade e Segurança Pública na diocese de Volta Redonda

Membros das Comunidades Eclesiais de Volta Redonda (RJ) participaram da 1ª Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal, na última sexta-feira, 20, sobre o tema Campanha da Fraternidade 2009: “Fraternidade e Segurança Pública”.O bispo diocesano, dom João Maria Messi, e autoridades da cidade participaram do acontecimento.

O bispo abriu a audiência falando da necessidade de um empenho mais efetivo de todas as organizações civis e religiosas para melhorar a vida do povo, principalmente os mais excluídos.

“Temos que respeitar a pessoa humana como Jesus respeitou tendo seus direitos sociais garantidos não só no papel, mas na prática. A paz só será possível quando nos tornarmos promotores dela em todos os ambientes”, disse dom João ressaltando que para conter a violência e preveni-la é necessário mudar as atitudes com respeito. “A Câmara Municipal é a casa do povo. Local  onde o respeito aos direitos humanos jamais deve ser esquecido, mas garantido na Lei e nas ações governamentais”, destacou o bispo.

A professora e psicóloga, Sônia Maria da Silva, falou dos aspectos humanos e a importância de entender segurança pública como um compromisso contínuo e infindável.  “O tema da Campanha da Fraternidade nos leva a refletir e a buscar ações concretas conjuntas solidárias na área da segurança pública. Este assunto afeta todos nós porque justamente precisamos compreender a complexidade dos relacionamentos pessoais” (…).

Padre Juarez disse que faltam políticas sociais públicas governamentais para prevenir as drogas, a violência. Segundo ele, o estado falha em atacar a violência reprimindo, o que aumenta o ódio e o sentimento de vingança. “Nossas carceragens estão lotadas de jovens que precisam ser resgatados socialmente. Mas como ressocializar estas pessoas se elas sequer tiveram oportunidades de igual para igual”?

O delegado de Volta Redonda, Leandro Gontijo, parabenizou a audiência que participou pela primeira vez e reforçou a dimensão da união que deve ser estimulada entre todas as forças sociais da região.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303