Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

BISPOS APRESENTAM, EM VÍDEOS, OS RESULTADOS DE PROJETOS APOIADOS COM RECURSOS DA COLETA DA SOLIDARIEDADE

O bispo da diocese de Januária (MG), dom José Moreira da Silva, divulgou um vídeo de 10 minutos no qual apresenta os resultados dos recursos arrecadados com as Coletas da Solidariedade dos últimos três anos investidos em projetos em sua diocese por meio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). “Meu irmão e minha irmã veja neste vídeo, o que a Coleta tem apoiado aqui na diocese”, disse.

O vídeo apresenta os projetos que receberam apoio do FNS desde 2017, como o “Mãos de Arte”, desenvolvido na paróquia Santo Agostinho, na chapada Gaúcha. O objetivo do projeto foi promover a geração de renda por meio do artesanato para mulheres.

Outros projetos apresentados no vídeo foram o de extrativismo Sustentável dos Rios dos Cochos, sobre o qual foi publicada a matéria neste Portal, e o projeto Cozinha Sertaneja, no Vale do Peruaçu, inaugurado com a visita à época do então Núncio Apostólico no Brasil,  dom Giovanni d’Aniello, no aniversário de 60 anos da diocese.

O vídeo apresenta o depoimento das pessoas beneficiadas pelos projetos, como o da Escola Família Agrícola (EFA) Tabocal de São Francisco, voltada para oferecer ensino médio profissionalizante para os filhos e jovens dos agricultores familiares. A EFA é referência de educação do campo na região. A aluna do terceiro ano, Vanessa Madureira, agradece a contribuição do FNS.  Segundo ela, falar de Escola Família Agrícola para o aluno do campo é a mesma coisa que falar de Esperança e da possibilidade de ver o futuro com um olhar diferente.

FNS na diocese de Januária (MG)

Em outro vídeo, de 22 minutos, produzido pelo Observatório de Evangelização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialistas e lideranças religiosas falam sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e sobre o gesto concreto da Coleta da Solidariedade, a ser realizada no próximo Domingo de Ramos, 28 de março. O vídeo mostra também os projetos, em Curitiba (PR), que receberam apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade.

O padre Vilson Groh, que mantém uma rede de solidariedade, coordenada pelo Instituto que leva o seu nome, o IVC,  fala no documentário sobre o tema deste ano. “A campanha constrói uma perspectiva do que a gente chama de diálogos amorosos, de compromisso e de recuperar de novo a dimensão comunitária, capaz de trazer o outro e outra para sentar à mesa do direito à partilha, do teto, da terra e do trabalho”, afirmou.

O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, falou que a Campanha da Fraternidade 2021 reforça a sensibilidade ecumênica, a fraternidade e o diálogo como compromisso de amor.

“Todos dizem que querem ser fraternos desde que o outro se cale”, afirmou. O arcebispo falou da necessidade de se educar os comportamentos tendo em vista a solidariedade num contexto de confusão de ideias.

Ao se aproximar do fim da quaresma,  o arcebispo agradece as doações ao Fundo Diocesano de Solidariedade, reafirma o convite da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 e faz um convite ao gesto concreto de doação à Coleta da Solidariedade 2021, no Domingo de Ramos, 28 de março, nas comunidades e paróquias do Brasil.

Fundo Diocesano de Solidariedade em Curitiba (PR):

Fonte: CNBB

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303