Campanhas - CNBB

Câmara dos Deputados homenageia Campanha da Fraternidade em sessão solene

img49b563c34732fDoze deputados de sete partidos discursaram no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em sessão solene que homenageia a Campanha da Fraternidade 2009, “Fraternidade e Segurança Pública”. Cerca de cem pessoas estiveram presentes no evento. O vice-presidente e o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), respectivamente, dom Luiz Soares Vieira e padre José Enarnne Pinheiro, participaram do ato.

Durante a solenidade, foram cantados o Hino Nacional brasileiro e da Campanha da Fraternidade e assistido o primeiro bloco do vídeo da Campanha, com duração de 15 minutos, que realçou o tema da Campanha com imagens e falas de autoridades civis, militares e religiosas.

O vice-presidente da CNBB assistiu às falas dos deputados e ao final da sessão afirmou estar satisfeito com a qualidade dos discursos dos deputados sobre a CF-2009. Dom Luiz disse ser gratificante organizar uma Campanha como esta, que mobiliza a sociedade brasileira. Ele aproveitou para convocar os deputados a participarem, bem como a sociedade de modo geral.

Entre as falas, os deputados destacaram a importância de a CNBB assumir a temática desta Campanha, que no discurso do deputado Nelson Pelegrino, foi chamada de “campanha visionária e atual”. Segundo o deputado, a Câmara é companheira da Conferência dos Bispos nesta iniciativa e indicou a família como construtora dos valores e a chave da superação da cultura de violência.

Já o deputado Geraldo Magela acusou a lei vigente de ser “mais dura para os pobres e negros, e mais branda para os brancos e ricos”. Para o deputado, a Campanha da Fraternidade deste ano é um convite para cobrar o fim da impunidade no país, e advertiu: “Para que a paz seja fruto da justiça, é preciso dar ocupação saudável e acesso universal ao lazer, cultura, esporte e religião aos nossos filhos. Há vários meios de se combater a injustiça, sobretudo no âmbito familiar”.

“A missão desta Casa é se constituir como espaço da civilização e da ética, além de irradiar os princípios que norteiam os seres humanos”, afirmou o deputado Rodrigo Rolemberg do Distrito Federal. A sessão, de acordo com suas palavras, é um gesto de aproximar os caminhos do bem se lembrar de que o ser é mais importante do que o ter. Disse estar contente com a iniciativa da CNBB de mobilizar a sociedade em favor da justiça.

A sessão foi presidida pelo deputado Luiz Couto (PT/PB) e composta por dom Luiz Soares Vieira, o secretário do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), reverendo Luis Alberto Barbosa e o integrante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), frei Luis Nunes da Mota.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303