Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2009 começa na diocese de Blumenau

A diocese de Blumenau (SC) deu início à Campanha da Fraternidade 2009, envolvendo agentes de pastorais, lideranças de associações de moradores, policiais civis e militares, agentes prisionais, familiares de encarcerados, universitários e o clero diocesano.

Foram cinco fortes momentos de debate, espiritualidade e reflexões envolvendo a temática “Segurança Pública”. Os assessores, padre Célio Ribeiro, professor Carlos Odilon Costa, Drª Lenice Kelner e Drª Ivone Lixa, da Universidade Regional de Blumenau, abordaram assuntos ligados ao tema e ao lema da CF-2009, como “Medo e Insegurança Pública, Violência e Caminhos para a paz, Justiça Retributiva, Justiça Restaurativa e A Justiça na prática de Jesus”.

Neste sábado, 28, ocorreu o quinto momento de reflexão com as Comarcas/regiões pastorais de Blumenau com a participação de 344 pessoas das 16 paróquias do município. Foram 942 pessoas capacitadas para uma ação pastoral a partir da Campanha da Fraternidade deste ano.

O primeiro momento na Comarca/Região, aconteceu em 7 de fevereiro, em Timbó, com a participação de 147 pessoas das oito paróquias daquela região. Entre as propostas para o “agir” em âmbito paroquial, estão, entre outros: preparar uma equipe paroquial e comarcal para animação da Campanha da Fraternidade, defender o sistema de Penas alternativas, através de encontros e manifestos nas paróquias, conhecer o conceito de Justiça Restaurativa, preparando um evento na comunidade [Podendo ser seminário, encontro, palestra, etc] e defender o limite de vagas no sistema prisional, através de um manifesto ou ação pública.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303