Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

Campanha É Tempo de Cuidar atinge a marca de 3 mil toneladas de alimentos

“Porque solidariedade e amor ao próximo é estar mais perto de Deus”. Esta frase foi escrita pelo garoto Lucca Oliveira Zaia, de 10 anos, da catequese da paróquia Santíssima Virgem, na região São Bernardo – Centro, em uma das marmitas que foram entregues às pessoas mais carentes da região.

Ao longo dos últimos três meses e reforçada neste mês de julho, a iniciativa de incluir recadinhos nas marmitas surgiu através de membros de pastorais e fiéis de paróquias do Grande ABC que perceberam, no período de quarentena, o momento fundamental para humanizar as relações com aqueles que precisam ainda mais de ajuda durante o agravamento da crise econômica e sanitária.

A mãe de Lucca, a corretora de imóveis Fernanda Oliveira Zaia, 36 anos, explica que cerca de 200 marmitas com sobremesas são distribuídas quinzenalmente. “Nos reunimos a cada 15 dias, no salão de festa do nosso condomínio. Todos os alimentos são doados também pelos moradores. A equipe da Caravana da Fraternidade passa e recolhe as marmitas e levam para várias regiões, cada vez numa cidade diferente. Como existem outros grupos, às vezes conseguimos juntar mais de 500 marmitas”, revela.

É Tempo de Cuidar

Experiências como esta da diocese de Santo André (SP) se espalham pelo Brasil motivadas pela ação emergencial “É Tempo de Cuidar”, desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Cáritas Brasileira, desde o dia 12 de abril. A Campanha distribuiu até agora 300.023 alimentos prontos (marmitas) para consumo. Foram arrecadadas cerca de 3.000 toneladas de de alimentos, o que daria para preencher uma área total de 33 campos de futebol.

Mais de 520 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações da Campanha que também arrecadou R$ 2.026,101, 221.899 kits de higiene e limpeza, 134.481 equipamentos de proteção individual e 131.862 roupas e calçados. Segundo o bispo de Roraima, segundo-vicente presidente das CNBB e presidente da Cáritas Brasileira, uma das organizações que coordena a campanha “É Tempo de Cuidar”, este números não falam apenas da matemática mas demonstram pessoas cuidando de pessoas, pessoas com mais dignidade e solidariedade”.

O segundo-vice presidente da CNBB afirma ter satisfação pelos resultados da Campanha É Tempo de Cuidar pois revelam, por meio de gestos de caridades espalhados pelo Brasil, “uma página viva do Evangelho na qual muitos  cristãos católicos e até mesmo de outras denominações religiosas têm participado com muito carinho e solicitude desta ação solidária emergencial. É Tempo de Cuidar, um cuidar que tem acontecido de maneira terna, de maneira atenta, alegre e com muito amor“, afirmou.

Para dom Mário, mais do que números isto é um indicativo de que o Reino de Deus está entre nós por meio da atenção, saúde, paz, do cuidado e da solidariedade. “Eu recebo esta notícia com muita alegria e satisfação. Que Deus recompense a todos que têm participado com suas doações e também os que têm recebido da ação solidária emergencial”.

Acompanhe no mapa do Brasil onde estão acontecendo ações da campanha “É Tempo de Cuidar”: https://preview.flourish.studio

Com informações da diocese de Santo André (SP)

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303