Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

Colaboradores da CNBB participam de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020

Os colaboradores e assessores das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram nesta sexta-feira, 13 de março, de uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Cf. Lc 10-33,34).

A formação foi dada pelo secretário- executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista que sintetizou os principais pontos da CF que convida, a olhar de modo mais atento e detalhado, para a vida à luz da palavra de Deus.

 

Foto: Bruno Feittosa/CNBB

“A formação foi não só para conhecer a campanha, mas também para assumir esse caminho de solidariedade da Igreja no Brasil. Então, conhecemos o tema e o lema da CF e as ações que podemos fazer aqui dentro da casa de cuidado uns com os outros inspirados no bom samaritano: ver, compadecer e cuidar”, apontou.De acordo com padre Patriky, o encontro foi um espaço para explicar um pouco da origem da CF e o papel dos colaboradores da CNBB na campanha.

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta.  Uma das colaboradoras mais antigas da CNBB, Sônia Carvalhedo, fala da importância de conhecer a proposta da campanha.

“É muito importante pois a gente só ama aquilo que a gente conhece. Se eu não conheço nada da campanha eu não vou amar, eu não vou executar, eu não vou colaborar. Para fazer o bem aqui dentro ou fora eu tenho que conhecer o que a campanha está me pedindo e sugerindo. Ela está me clareando para onde eu devo seguir para encontrar o melhor caminho do Evangelho”, ressaltou.

Foto: Bruno Feittosa/CNBB

 

Para o responsável do departamento social da CNBB, Franklin Queiroz, o secretariado da conferência tem incentivado esse tipo de formação para os colaboradores. “A partir de cada um de nós nasce a importância de trabalharmos essa percepção e também sermos propagadores dessa ação. A Igreja não pode ficar parada, ela precisa da nossa foça para acontecer”, disse

A cada ano, a Campanha da Fraternidade destaca um tema diretamente ligado às realidades muito próximas dos brasileiros. A CF já refletiu sobre: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, paz, meio ambiente, entre outros enfoques.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303