Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

CORO E ORQUESTRA DE CURITIBA INTERPRETAM HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA DE 2021

Coro e a Orquestra Arquidiocesanos Luz dos Pinhais, da arquidiocese de Curitiba (PR), prepararam uma interpretação especial do hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, cujo tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. Com os membros em suas casas, a interpretação virtual juntou vozes e instrumentos para formar a peça divulgada nas redes sociais dos conjuntos e também do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba, por meio da Rede de Músicos Católicos.

A versão começa com a primeira estrofe do hino interpretada em canto gregoriano, “como aquela tradição viva que se renova na Igreja”, destaca o maestro José Luis Manrique, um dos diretores da produção. A música, destaca o maestro, possui um convite orante e estabelece uma experiência mistagógica, “que não fala por argumentos mas expressa o mistério do que não entendemos completamente. Não passa por uma discussão de ideias, mas de experiência cristã na história”.

A inserção no mistério pascal, durante a caminhada da Quaresma, tem como proposta de roteiro a reflexão da Campanha da Fraternidade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), neste ano organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Por meio da arte, segundo José Luis Manrique, e “experimentando uma mística virtual de comunhão na música”, o Coro e Orquestra se propõe “ser instrumento eclesial no contexto da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”.

São as bases para essa proposta de ser “instrumento eclesial” vários documentos que fazem parte do itinerário de formação do coro, como o Caminho da Beleza (A Via pulchritudinis, caminho privilegiado de evangelização e de diálogo, do Pontifício Conselho para a Cultura, 2006), a “Carta aos artistas” de São João Paulo II e “Para uma Pastoral da Cultura” também do Pontifício Conselho para a Cultura.

“O Caminho da Beleza, a partir da simples experiência do encontro com a beleza que suscita impacto, pode abrir a estrada da busca de Deus e dispor o coração e a mente para o encontro com Cristo, Beleza de Santidade Encarnada, oferecidas por Deus à humanidade para a sua salvação.”
(Via Pulchritudinis, Cidade do Vaticano, 2006)

Na “Carta aos artistas”, cita José Luis, “temos um chamado apostólico claro como agentes dentro do projeto eclesial de evangelização”. Já o texto “Para uma pastoral da Cultura” mostra os desafios da complexidade contemporânea nos diferentes campos de ação, onde um deles é a música e as artes.

Confira a gravação:

Ficha técnica

Coro e Orquestra Arquidiocesanos Luz dos Pinhais Arquidiocese de Curitiba – Paraná
Conselho de Leigos – Rede de Músicos Católicos

Tema: Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
Letra: Frei Telles Ramon, O. de M.
Música: Adenor Leonardo Terra

Arranjo orquestral: Telmo Pedro de Souza
Gregoriano: Lincoln Haas Hein

Equipe Técnica:
Lincoln Haas Hein
Joel Aparecido Barbosa Junior
Maria Clara Hoffmann
Renildes Chiquito
Telmo Pedro de Souza

Direção e coordenação:
Maestro José Luis Manrique
Renato Moreira
Angelo Eduardo de Oliveira Filho

Edição de áudio:
José Luis Manrique

Edição de vídeo:
Joel Aparecido Barbosa Junior

Fonte: CNBB

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303