Campanhas - CNBB

Diocese de Rondonópolis realiza formação para CF 2011

CF_2011Com o objetivo de capacitar as lideranças para animar as comunidades durante a Campanha da Fraternidade 2011, a diocese de Rondonópolis (MT) realizou no sábado, 12, o estudo do Texto Base da CF 2011. A 47ª Campanha da Fraternidade tem como tema a “Fraternidade e a vida do Planeta” e como lema: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Cerca de 100 pessoas participaram do evento, dentre eles professores, lideranças das comunidades, religiosas e agrônomos.

“Esta Campanha vai medir a qualidade da nossa fé na interação entre fé e vida, e vai exigir de nós uma postura de qualidade de vida e preservação do planeta”, disse o bispo de Rondonópolis, dom Juventino Kestering durante a missa de abertura do encontro.

O evento foi dividido em seis momentos: oração, motivação, estudo, plenário, oficinas, e missa.  Ainda no primeiro momento, o coordenador da equipe de Campanhas da diocese, Dirceu Coelho insistiu que “esta campanha não aborda uma questão pontual, localizada, mas envolve o todo do planeta que precisa ser preservado”.

Diante das reflexões, os participantes assumiram o compromisso de animar a Campanha da Fraternidade nas comunidades através dos Meios de comunicação, nas escolas e sindicatos, desenvolver projetos para salvar as 40 nascentes de riachos no município, criar a cultura ecológica nos hábitos familiares, participar de projetos de reciclagem do lixo e a realizar um seminário na semana social no mês de setembro do ano em curso.

“A CF 2011 nos desperta para a gravidade das conseqüências da ação humana predatória dos recursos naturais. O tema nos motiva para o cuidado que devemos ter para que as previsões sombrias do futuro próximo sejam revertidas em melhoria da qualidade de vida do planeta”, disse Dirceu Coelho.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303