Campanhas - CNBB

Campanha para a Evangelização 2020

"É tempo de cuidar da evangelização"

EM MENSAGEM AOS CRISTÃOS CATÓLICOS DO BRASIL, SECRETÁRIO-GERAL E SECRETÁRIO DE CAMPANHAS DA CNBB CONVIDAM AO GESTO CONCRETO DA COLETA DO BEM

A Campanha “É Tempo de Cuidar da Evangelização”, da Igreja do Brasil, tem seu gesto concreto, a Coleta do Bem, a ser realizada nos dias 21 e 22 de novembro. Em mensagem aos cristãos católicos do Brasil o secretário-geral da Conferência, dom Joel Portella Amado, e o secretário executivo de campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, convoca todos a participarem do gesto concreto da Campanha, cuidando das obras de Evangelização e caridade da Igreja no Brasil.

Confira a mensagem na íntegra:

Estimados irmãos e irmãs em Jesus Cristo.

Graça e paz!

Este fim de semana viveremos um tempo especial na liturgia da Igreja no Brasil. Celebramos a Solenidade de Cristo Rei, solenidade litúrgica instituída pelo Papa Pio XI, em 1925. Um sinal de que Cristo reina em nossas vidas é nossa adesão a ele que se dá, como nos diz a Liturgia da Palavra, quando cuidamos uns dos outros: “Eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar. ” (Mt 25,35-36) Cuidar do outro é cuidar do próprio Cristo, que, em sua realeza, identifica-se com os mais pobres e vulneráveis.

Nestes dias, a Igreja no Brasil nos convida a conhecer a “generosidade de Cristo”, por meio da campanha “É Tempo de Cuidar da Evangelização”. Participar é cuidar das obras de Evangelização e caridade da Igreja no Brasil. O grande gesto concreto é contribuir com Coleta do Bem que, neste ano de modo extraordinário devido a pandemia, unifica a coleta da evangelização e da solidariedade em uma só coleta.

Desde início da pandemia do novo coronavírus, a Igreja esteve atenta às urgências de todos, em especial dos mais pobres. Em 12 de abril, domingo de Páscoa, a CNBB e a Cáritas Brasileira lançaram juntas  a campanha “É Tempo de Cuidar”. Esta ação se tornou a maior ação emergencial da história recente da Igreja no Brasil que permitiu cuidar de milhares de irmãos e irmãs espalhados pelas 278 circunscrições eclesiásticas do nosso país, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas. Foram mais de 5 milhões e 700 mil toneladas de alimentos distribuídos para as populações mais empobrecidas do Brasil. Além de alimentos, kits de higiene pessoal e diversos outros itens foram doados. Neste tempo, a Igreja no Brasil cuidou do povo brasileiro numa grande ciranda de solidariedade cristã.

A campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização continuará estas iniciativas, através de vários projetos de solidariedade e evangelização, missão e caridade no país. Este é o convite feito a cada um de nós, pois é tempo de, pela graça do Batismo, assumirmos nossa corresponsabilidade pela obra evangelizadora da Igreja no Brasil, que, em sua animação e missão pastoral e serviços, precisa de sua ajuda. À luz da amizade social proposta pelo Papa Francisco em sua Encíclica Fratelli Tutti, queremos apoiar as iniciativas de cuidado com a vida, e com os pobres, ações que asseguram o Anúncio da Palavra a cada pessoa.

O mundo mudou, mas nossa missão continua! É hora de cuidarmos da Evangelização! Agora é hora de participarmos do gesto concreto desta campanha: sua participação e doação fazem a diferença em 2020. Um gesto de amor que contribui diretamente na transformação de muitas vidas.

Venha, participe conosco e renove a alegria do Evangelho no coração!

Nossa gratidão pelo seu compromisso e comunhão com a Igreja.

Que Deus abençoe você, sua família e comunidade.

Fraternamente,

Em comunhão de orações e preces,

Dom Joel Portela Amado
Secretário Geral da CNBB

Pe. Patriky Samuel Batista
Secretário Executivo do Setor Campanhas

Conheça as três formas de contribuir com a iniciativa:

Três formas de doação à Igreja

Os cristãos católicos poderão doar de três maneiras para a Coleta do Bem. Em suas comunidades e paróquias nas celebrações do fim de semana no qual a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei, nos dias 21 e 22 de novembro.

Poderão também fazer a sua oferta e contribuir com a obra de evangelização e apoiar os projetos solidários da Igreja no Brasil por meio da doação no site https://doe.cnbb.org.br, especialmente criado para a campanha.

Caso achem mais simples, os fiéis também poderão fazer a sua oferta por meio de depósito bancário: Banco Bradesco – Agência 0484-7 Conta Corrente 20027-1, favorecida Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNPJ 33.685.686/0001-50.

As doações são investidas em apoio a projetos de desenvolvimento comunitário, de geração de renda, superação da vulnerabilidade e também na sustentação da obra de Evangelização da Igreja no Brasil inteiro, incluindo seus projetos missionários em outros países. Conheça parte dos 238 projetos apoiados só em 2019 no terceiro vídeo da campanha.

Saiba, no vídeo abaixo, como realizar a sua oferta à Coleta do Bem:

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303