Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2024

Fraternidade e Amizade Social

ENCERRA-SE NA SEGUNDA-FEIRA, 31 DE JULHO, O PRAZO PARA O ENVIO DE MÚSICAS PARA O HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta terça-feira, 4 de julho, o edital para a escolha da música do hino da  Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

A letra vencedora do concurso é de Douglas Diego Palmeira Rocha, da arquidiocese de Campinas (SP). Ele é o coordenador da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Educação e Ensino Religioso.

“Coloque seus dons a serviço da evangelização e participe deste concurso”, diz o edital.

As composições devem ser enviadas à CNBB, por e-mail, até o dia 31 de julho. O edital estabelece algumas características da musica e da melodia.

Característica da Música

A expressão musical do hino consistirá em caráter vibrante e vigoroso. Este caráter tem a ver com o ressoar de “trombetas e clarins” (cf. Sl 47, 6; 98, 5-6); melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia; força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais, despertando-os do torpor do egoísmo e do comodismo.

Característica da Melodia 

A melodia deve realçar bem o sentido da letra. Antes de pensar na composição, o autor deverá estudar bem a letra e observar os acentos tônicos (fortes) das palavras para que haja uma correspondência natural com os tempos fortes da melodia.

Deverá ser fluente, simples, porém, bela e ter pausas de respiração suficientes e nos momentos certos. A melodia também deverá realçar bem o sentido da letra; ter caráter vibrante e vigoroso; ritmo fluentes e acessíveis a qualquer tipo de assembleia; seja artística, fugindo dos chavões e clichês já conhecidos e que tenha características genuínas da música brasileira.

 O edital completo poderá ser acessado (aqui).

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303