Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2020

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

Live vai aprofundar os fundamentos bíblicos para a ação da Igreja com os empobrecidos

As lives de mobilização da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar” entraram em uma nova fase neste mês a partir do dia 11 de agosto, sendo realizadas em séries temáticas para discutir e aprofundar aspectos da realidade brasileira associada à solidariedade sempre no mesmo dia da semana, às terças-feiras, às 17h, transmitidas pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira. A primeira série, que inclui a realização de quatro lives, entre 11 de agosto a 1º de setembro, está aprofundando o tema da “Fome”.

A razão da escolha do tema da Fome é para aprofundar a ameaça de retorno do Brasil Mapa da Fome, de onde já havia saído. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês), uma das maiores agências humanitárias das Organizações das Nações Unidas (ONU), vem chamando a atenção para este risco no contexto da pandemia.

A primeira live da série sobre a Fome, realizada na semana passada, foi “A História e os números da pobreza e da fome no Brasil”, tendo com a inspiração bíblica: “Quando foi que te vimos com fome?” (Mt 25,37), buscando responder a parte do “ver” no método adotado pela Igreja no Brasil para compreender a fenômenos da realidade e indicar caminhos de ação.

A Bíblia os empobrecidos

A segunda live da série sobre a “Fome” está marcada para amanhã, 18 de agosto, às 17hh, e vai abordar o tema: “Fundamentos bíblicos mobilizadores para a proximidade da Igreja com as pessoas empobrecidas”, o que corresponde ao momento do “julgar”.  A live tem como inspiração bíblica: “Faltava o pão em toda terra, pois a fome se agravava.” (Gn 47,13).

Um dos convidados para esta reflexão é o padre Waldecir Gonzaga, doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana (Roma). Ele é professor de Teologia Bíblica do departamento de Teologia da PUC-Rio e do Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O outro é o Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, com atuação nos projetos sociais e culturais em todo Brasil. Além de coordenar a campanha Natal Sem Fome, desde que a Ação da Cidadania retomou a campanha, em 2017, ele também é também designer, produtor cultural, com participação em grandes produções no campo musical e cinematográfico.

Nesta nova fase, as lives estão sendo mediadas pelo secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, e contarão sempre com a presença de dois especialistas nas temáticas e membros da Igreja no Brasil que têm contato e experiência com o tema de cada episódio.

Segundo a assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, o objetivo será aprofundar e abordar diferentes aspectos e enfoques das temáticas ligadas à solidariedade na Igreja no Brasil. O aprofundamento segue os passos adotados pela Igreja no Brasil (ver, julgar, agir e celebrar).

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303