Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

PROJETO, APOIADO POR FNS, ESTIMULA EMPODERAMENTO DE ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL, EM NITERÓI (RJ)

O projeto “Molecas do Bem”, apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade de 2019, ajudou meninas pertencentes a comunidades de risco do município de Niterói, no Rio de Janeiro, a aumentarem seu empoderamento e autoestima por meio de oficinas de empreendedorismo. Além disso, as jovens tiveram a oportunidade de aprender a se vestirem adequadamente tanto para uma entrevista de emprego, quanto no ambiente de trabalho.

Ao longo da implementação do projeto foram oferecidas oficinas gratuitas de “Maquiagem e de Cultura Empreendedora para o Protagonismo Juvenil: Comunicação e Expressão”, dentro do Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida. As oficinas foram ministradas por voluntários devidamente capacitados e com formação na área específica de cada oficina para ensinarem o conteúdo.

Além das maquiagens e artigos de beleza e higiene utilizados nas oficinas de maquiagem, a coordenação também ofereceu material de papelaria e livro complementar que foram utilizados na oficina de Cultura Empreendedora para o Protagonismo Juvenil. As aulas foram práticas e teóricas para a maior absorção dos conteúdos pelas educandas.

Segundo a coordenação do projeto, com as oficias ofertadas foi possível resgatar a autoestima, estimulando o protagonismo juvenil. “Conseguimos adolescentes mais felizes consigo mesmas; despertamos a capacidade delas de sonharem com um futuro profissional e pessoal, e ainda ensinamos algumas diretrizes para que elas alcancem mais facilmente o almejado sonho”, disse.

Hoje, após este projeto, quando fazemos a mesma pergunta para elas ouvimos: “Vou arrumar um emprego para poder pagar um curso técnico”; “Vou pensar em algo para empreender junto com a minha mãe e ela poder se sustentar sozinha, sem depender do meu pai, assim ela não vai mais sofrer violência doméstica”; “Vou estudar mais pois eu posso fazer faculdade igual as meninas ricas de Icaraí, sou tão boa quanto elas”; “Quero ser veterinária”; “Quero ser vendedora no Plaza Shopping”; “Quero trabalhar de carteira assinada”…

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

Fonte: CNBB

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303