Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

PROJETO DE AGRICULTURA FAMILIAR PROMOVE INCLUSÃO PRODUTIVA E GERAÇÃO DE RENDA PARA COMUNIDADES DE JANUÁRIA (MG)

O projeto “Aquisição de equipamentos agrícolas da Bananeira”, da Associação Comunitária de Bananeiras e Paiol, teve a finalidade de com o aporte do Fundo Nacional de Solidariedade, da Campanha da Fraternidade 2019, adquirir uma plantadeira e uma roçadeira com acoplamento em trator agrícola, para promover a utilização da mecanização agrícola na agricultura familiar das comunidades de Bananeira e Paiol, em Januária (MG).

Segundo a coordenação do projeto, o foco era o de promover a melhoria das condições de vida das famílias envolvidas nas comunidades de Bananeira e Paiol através de políticas públicas apropriadas para garantir produtos de qualidade para consumo humano; a gestão sustentável de recursos naturais; a melhoria de renda através do acesso a informações e recursos para produção da agricultura familiar.

Com a aquisição da plantadeira e da roçadeira, por meio do aporto do FNS, tais comunidades garantiram estratégia de inclusão produtiva, reforçando o processo organizativo com geração de renda, e atendendo diretamente 64 famílias.

A coordenação do projeto explicou que as atividades foram desenvolvidas de forma participativa, através da criação de uma comissão escolhida entre os sócios das comunidades, onde procuraram fazer o controle das tarefas, a gestão e controle dos equipamentos, além da contribuição com os serviços mensais da comunidade, bem como o monitoramento através das reuniões mensais onde foram repassadas as informações aos sócios relacionadas ao projeto e demais assuntos de interesse da comunidade.

Com relação aos resultados alcançados, após a implementação de ações e atividades propostas no projeto, a coordenação informou que as comunidades tiveram acesso a equipamentos, possibilitando assim a melhoria do agricultor familiar no campo. “Houve também a facilidade das famílias no processo de preparo das terras e plantio, com isso houve a otimização do trabalho, reduzindo o tempo e o custo no preparo do solo e no plantio, o que significa a ampliação de renda para os agricultores familiares”, explicou.

“Percebemos que existe uma maior união entre as famílias, pois sempre que precisa todos se juntam com muito interesse em prol da comunidade”.

FNS

Fonte: CNBB

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303