Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

PROJETO “MULTIPLICADORES DA CIDADANIA” CAPACITA 102 AGENTES DA REDE CALABRIANA, EM PORTO ALEGRE (RS), SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS

De 1º de outubro a 3 de novembro de 2019,  o projeto “Multiplicadores da Cidadania” coordenado pelo Centro de Promoção da Infância e da Juventude, do Instituto Pobres Servos da Divina Providência desenvolveu, no bairro Nonoai, em Porto Alegre (RS), durante quatro dias, a “Jornada de Formação Socioeducacional para Agentes das Políticas Públicas”. Foram capacitados 102 colaboradores, sendo 32 homens e 70 mulheres.

A iniciativa foi apoiada com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), oriundos da Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos a partir das motivações da Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema foi: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

De acordo com o coordenador do projeto, João Pilotti, o objetivo central desta jornada foi proporcionar, aos profissionais socioeducativos da Rede Calabriana, uma formação sobre as políticas públicas e metodologias de intervenção  na realidade com vistas ao fomento do protagonismo cidadão.

A temática do encontro abordou as políticas públicas, com ênfase na metodologia de atuação e multiplicação de engajamento social e comunitário. Ele conta que a capacitação buscou atualizar os saberes dos profissionais implicados nos processos de intervenção socioeducacional.

A formação abordou também questões envolvendo os protocolos e cuidados necessário na luta contra a pandemia do Coronavírus na região. O responsável pelo projeto explicou que em virtude dos novos protocolos de saúde, buscou-se instruir e orientar os colaboradores sobre os cuidados necessários e os protocolos a serem respeitados.

O coordenador João Pilotti informa que, de um modo geral, tomando como base os relatos e avaliações dos participantes, o projeto alcançou um ótimo resultado. “Conseguimos ver o engajamento nas atividades, partilhas, debates e posicionamento sobre as temáticas abordadas”, disse.

Ele destaca ainda que uma das principais conquistas apontadas nos relatos foi o fato de os participantes afirmarem que aumentou o seu entendimento sobre as políticas públicas e que ficou mais tangível a compreensão sobre o papel de cada um frente à elas.

Segundo ele, o GT  de Gestão Colegiada sentiu-se muito gratificado com os momentos vivenciados e as trocas feitas. “Acreditamos que alcançamos o objetivo ao qual foi pensado essa capacitação bem como conseguimos atender as adaptações que se fizeram necessárias. Nossa imensa gratidão ao recurso destinado que nos possibilitou realizarmos esse momento formativo”, concluiu.

A educadora Lenise disse que a formação foi uma injeção de ânimo e de esperança nas políticas públicas. “Em meio a um mundo tão doente, foi super importante estar perto de pessoas que ainda acreditam em uma educação humanizada, crítica e com o educando como protagonista no processo”, disse.

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados.  A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

Fonte: CNBB

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303