Campanhas - CNBB

Campanha da Fraternidade 2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

PROJETO “NOVOS CAMINHOS”, APOIADO PELO FNS, CONTRIBUI NA SUPERAÇÃO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE INTERNOS EM CURITIBA (PR)

Em 2019, o projeto “Novos Caminhos”, da Associação Sagrada Família de Nazaré, em Curitiba (PR), conseguiu o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade, para através da orientação e formação por meio de palestras e cursos, oferecer a possibilidade do amadurecimento pessoal e a superação do uso de álcool e outras drogas, por parte dos internos da Associação. As atividades propostas pelo projeto foram através das vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, para que os acolhidos pudessem compreender e assumir o seu papel na sociedade.

A coordenação do projeto explicou que, devido à pandemia, não foi possível contar com a presença de profissionais para contribuir com a formação dos internos como previsto, porém, a metodologia para a realização das atividades foi feita através de material impresso desenvolvido pelo técnico em dependência química da comunidade e auxílio do monitor, além de vídeos de assuntos específicos que foram trabalhados com os internos.

Ainda conforme a coordenação do projeto, devido ao número de pessoas que se encontravam na entidade no período de pandemia, as atividades tiveram início a partir do segundo semestre de 2020, pois acreditava-se que poderia haver alguma mudança em relação a normalização das atividades, porém as mesmas tiveram início no mês de setembro após a aquisição dos equipamentos através de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, por meio do qual foi possível obter um notebook, uma impressora e uma amassadeira.

As atividades foram realizadas semanalmente com palestras de assuntos diversos. Na ocasião também foram feitos pães para o consumo interno, sempre às quartas-feiras, no período da tarde, nas seguintes datas: 23/09/2020 – 30/09/2020 – 07/10/2020 – 14/10/2020 – 21/10/2020 – 28/10/2020 – 04/11/2020 – 11/11/2020 – 18/11/2020 – 25/11/2020 – 02/12/2020 – 09/12/2020.

No decorrer das palestras também foram feitos pães para o consumo interno

“Os resultados são esperados de forma individual, pois cada pessoa entende e absorve de forma particular o conhecimento adquirido. Por vezes é necessário vários encontros para que os primeiros resultados sejam obtidos como esperados, mas já pudemos observar em alguns internos a mudança na forma com que veem o mundo em que estão inseridos, e as possibilidades de mudança da condição em que se encontram”, afirma a coordenação.

O projeto terá continuidade tão logo as atividades presenciais forem liberadas. “Devido a pandemia as ações que estavam previstas para acontecer no decorrer do mesmo, foram prejudicadas, pois as oficinas de formação previstas para acontecer, onde contávamos com profissionais de algumas áreas, não aconteceu por não ser possível a aglomeração, e pensando no cuidado com a saúde de quem se encontrava na instituição, seguimos as orientações dos órgãos de saúde, evitando o contato externo, e principalmente por termos pessoas do grupo de risco entre os acolhidos. Sendo então necessário, organizar e aguardar a liberação das atividades presenciais”, explicou a coordenação.

Associação oferece palestras e cursos aos internos

Fonte: CNBB

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303