Campanhas - CNBB

Regional Norte 2 da CNBB e governo do Pará trabalham em parceria a temática da CF-2009

Para colocar em prática o tema da Campanha da Fraternidade deste, “Fraternidade e Segurança Pública”, lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Quarta-feira de Cinzas, o Governo do Pará e o Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) estão elaborando um conjunto de ações de apoio ao desenvolvimento da CF – 2009.

 

A parceria resultará, em breve, na assinatura de um Termo de Compromisso para Cooperação Técnica entre o Governo e a CNBB. “As propostas da CNBB vêm ao encontro do que o Governo pretende. É a primeira vez que se implanta no Pará um plano de segurança pública pensado para envolver a comunidade”, afirmou a governadora Ana Júlia Carepa, em reunião recente com representantes da Conferência dos Bispos, no Palácio dos Despachos.

“Com isso, espera-se unir esforços e aperfeiçoar ações já existentes para fortalecer a participação popular no enfrentamento da violência, nas suas mais diversas versões”, destacou Eduardo Sizo, assessor da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).

Dentre os temas abordados estão a formulação de estratégias para combater a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a prevenção e tratamento de dependência química e a ressocialização do preso e do egresso do sistema penal, além da prevenção e controle de crimes comuns.

Quatro reuniões técnicas já foram realizadas este ano com o propósito de definir quais convênios serão priorizados. “Definimos os temas que serão aprimorados por cada grupo de trabalho. Neste momento, a participação de todos é muito importante”, explicou Orlanda Rodrigues, subsecretária do Regional Norte 2 da CNBB.

De acordo com o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2009, o principal desafio é desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, para que elas possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo suas responsabilidades.

Lançamento da CF – 2009 em Belém

Em Belém, a Campanha da Fraternidade 2009 teve início na manhã deste domingo 1° de março, com uma missa na Praça Amazonas, bairro Batista Campos. Após a celebração houve uma pequena caminhada.

Este ano ainda estão previstas outras reuniões, no auditório do Regional Norte 2, para definir projetos e ações de prevenção e apoio à formação de comunidades terapêuticas. Esse tema será debatido em reunião amanhã, 3, a partir de 9h. O objetivo é desenvolver a formação de redes preventivas de lideranças comunitárias e religiosas, e fomentar parcerias com prefeituras para prestar serviços de retaguarda e possibilitar a instalação de casas de passagens e uma melhor articulação com os conselhos tutelares.

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303