Campanhas - CNBB

Reitor da Puc destaca papel social da Campanha da Fraternidade

Wolmir TherezioO reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Therezio Amado, discursou na sessão da apresentação da Campanha da Fraternidade, realizada na noite desta segunda-feira, 2, no Plenário Getulino Artiaga, quando destacou o papel social da campanha e da Igreja Católica.

“Viemos não para assistir uma sessão, mas viemos para dizer que nós como cidadãos, temos uma mensagens para todos os credos, para todo ao País e para o Planeta”, disse.

O reitor se sente honrado de poder lançar a campanha na Assembleia. “Esta campanha é inédita, é original no mundo tudo. Com este conteúdo e esta implicação social que pode ter é uma campanha única no mundo”.

Amado lembra que a campanha foi criada em 1964 e os temas iniciais estavam mais voltados para a vida paroquial, mas foram se abrindo para questões sociais e para os desafios do Brasil e do mundo. “Esta campanha é uma sínteses dos 51 anos da campanha”, disse.

Ele enfatizou o compromisso dos cristãos diante dos desafios da atualidade no Brasil e no mundo. “Os sofrimentos dos outros são também os nossos. Não há nada que seja humano que não toque o coração de um cristão”, frisou.

Wolmir Amado ressaltou a importância de, a partir do lema da campanha, se analisar a realidade, interpretá-la e promover ações pessoais e comunitárias. “Esta campanha enfatizou a necessidade de olhar a realidade, os desafios atuais, como problemas hídricos, pobreza, corrupção. É isto que estamos refletindo em nossas comunidades e na Igreja”, afirmou.

De acordo com o reitor, é preciso interpretar tudo à luz da palavra da Sagrada escritura, “que é a luz do agir, no caminho das obras sociais e das pastorais, além das nossas iniciativas pessoais como cristãos”. Neste sentido, lembra o papel social da igreja nos serviços oferecidos em hospitais, santas casas, escolas e universidades. “Não há quem não seja tocado por Cristo que também não seja tocado pelos pobres. E é isto que estamos pregando na Campanha da Fraternidade”, assinalou.

Por Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Edições CNBB

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - 70200-014 - BRASÍLIA – DF
Fone: (61) 2103-8300 - Fax: (61) 2103-8303