Campanha para a Evangelização 2024
Jesus, nossa esperança, habita entre nós.
![](https://campanhas.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/10/CARTAZCEV2024_page-0001.jpg)
Testemunhas da Esperança: lideranças da Igreja apontam um futuro de esperança a jovens com ideário suicida
![](https://campanhas.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Screenshot_3.png)
Entre os meses de junho e setembro deste ano, a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou seis formações do projeto “Cuidar da Vida – Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens”. No total, 159 pessoas participaram dos cursos e estão prontas para atuar como multiplicadores nos grupos e movimentos juvenis e nas escolas. Esta ação foi apoiada com recursos da Campanha para a Evangelização 2023.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o suicídio como a terceira causa de morte entre jovens de 18 e 29 anos em todo o mundo. Diante dessa realidade, a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação, em parceria, propuseram a Capacitação de Agentes de Pastoral acerca da Prevenção do suicídio com o intuito de formar líderes que possam levar adiante a formação de outras lideranças locais.
O assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, explica que o Projeto Cuidar da Vida nasce de um esforço da Comissão, desde 2022, tendo presente a preocupação no coração dos bispos e o anseio que tomou forma no Plano Pastoral “Ao seu lado”.
No eixo 4, “Cidadania: Casa Comum e Dignidade Humana”, há a linha de ação que visa incentivar iniciativas e parcerias em vista da saúde mental das juventudes, atuando de forma preventiva com relação à dependência química, suicídio e todo tipo de violências. “A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude dos jovens brasileiros”, destaca padre Antônio.
![](https://campanhas.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Screenshot_4.png)
Testemunhas da Esperança
Equipes paroquiais de escuta
![](https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Padre-Elisvaldo-225x300.jpg)
O padre Elisvaldo Cardoso Silva da diocese de Imperatriz (MA) participou da capacitação do projeto Cuidar da Vida realizada em Imperatriz, de 16 a 18 de agosto, etapa da qual participaram 45 pessoas dos regionais Norte 2 e Norte 3 e Nordeste 4 e Nordeste 5.
O sacerdote também é psicólogo clínico e social e desde 2012 desenvolve trabalhos de prevenção à recaída com dependentes químicos em recuperação e com pessoas privadas de liberdade. Utilizando uma metodologia de acolhida em formato de grupos reflexivos, o seu trabalho busca acolher de forma empática possibilitando um olhar mais amoroso sobre si e sobre o outro.
O padre conta que a equipe da diocese de Imperatriz é formada por 20 pessoas e já realizou o repasse em diversas paróquias da diocese. No dia 8 de dezembro será feito o repasse da formação recebida em três paróquias da diocese.
“No mês de janeiro vamos realizar o repasse em 4 dioceses do regional e no mês de fevereiro em 3 dioceses que não puderam participar quando a equipe da CNBB veio aqui. Em algumas paróquias já temos equipes que escutam semanalmente os jovens e as pessoas estão mais sensíveis ao tema da saúde mental que antes era um tabu”, contou.
![](https://campanhas.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Screenshot_5.png)
Do ideário suicida a um futuro de Esperança
![](https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Ronnald-Anchietano-300x300.jpg)
Outro exemplo de Testemunha da Esperança é o Ronnaldh Oliveira. Jornalista, especialista em Juventude e gerente nacional de comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, ele participou da formação realizada em São Paulo, de 30 de agosto a 1º de setembro, da qual participaram 29 pessoas dos regionais Sul 1, Sul 2, Sul 3 e Sul 4.
O jovem de 29 anos também integra o grupo de missionários digitais e acompanha jovens no ambiente digital. “Acompanho jovens no contexto de medidas socioeducativas (jovens presos) e também dou assessorias para arquidioceses, dioceses, congregações e movimentos, no que tange acompanhamento de jovens, vulnerabilidades juvenis e espiritualidade.
![](https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Publicacoes-em-redes-165x300.jpg)
Segundo ele, existe uma pesquisa da USP que aponta que 92% dos jovens pretendem cometer suicídio dão sinais claros na internet. “O meu apostolado acontece no ambiente digital. O curso contribuiu muito para aguçar meu olhar, ter ferramentas para olhar e acompanhar mais a juventude e, de alguma forma, interferir neste processo de ideação suicida e redirecioná-lo para um futuro de esperança. Eu agradeço à CNBB pela confiança de participar deste curso”, disse.
No mês de setembro, em parceria com o Serviço de Apoio Vocacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e com a Companhia de Jesus, produzimos semanalmente conteúdo para aqueles que acompanham os jovens na linha de multiplicar os temas.
“Eu também dei palestras, produzi conteúdo para redes sociais (foto ao lado) junto a outras instituições e também fui a Belo Horizonte ministrar um curso para cerca 50 líderes de jovens com quem trabalhei este tema. Em novembro, falei com jovens de oito países num encontro na Escola de Jovens por Um Mundo Unido do Movimento Focolares do Brasil. Os conteúdos que aprendi foram colocados em prática alí com os jovens”, disse.
![](https://campanhas.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Screenshot_6.png)
Outras histórias
![](https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2024/12/POST_CNBBPODCAST-240x300.webp)
O segundo Podcast da Campanha para a Evangelização 2024 apresenta relatos de outras Testemunhas da Esperança. Trata-se da história de lideranças católicas que exercem diferentes ministérios na Igreja no Brasil que foram capacitadas por ações financiadas por recursos da Campanha para Evangelização e multiplicam a formação em diferentes locais e grupos, fazendo a esperança, que brota do Evangelho, chegar a mais pessoas.
Ouça (aqui)
Por Willian Bonfim